sexta-feira, 17 de abril de 2015

Glossário com termos da psicopedagogia



Glossário




  • Dificuldades de aprendizagem: é quando o aluno tem alguma dificuldade em certo assunto e que percebemos que não é má vontade e sim problemas de compreensão.




  •  Distúrbios de aprendizagem: São aqueles alunos que contém uma necessidade especial e ele acaba não acompanhando o grupo por suas limitações.


  • Problemas de aprendizagem: Acontece quando a criança se esforça para concluir aquela tal atividade, mas ela não consegue finaliza lá, pois sua dificuldade em interpretar o que se pede é imensa.


  • Agnosia: perda ou deterioração da capacidade para reconhecer ou identificar objetos apesar de manterem a função sensorial intacta (visão, audição e tato).



  • Afasia: Distúrbio ou perda parcial ou total da fala ou da compreensão da linguagem, resultante de lesão no hemisfério cerebral esquerdo.



      • Agrafia: Perturbação da capacidade de escrever, desde o simples esquecimento de signos gráficos até a incapacidade total de escrever.


                                                           
      •  Anamnese: é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente.



      • Anomia: Que não possui norma; desprovido de lei(s); sem regra(s); anarquia ou desorganização. Teologia. Ação de desobedecer aos preceitos divinos.
      • Cinestesia: A cinestesia é a percepção do equilíbrio e da posição das várias partes do corpo. O conceito tem origem nos termos gregos koiné (“comum”) e áisthesis (“sensação”), pelo que, etimologicamente, faz referência à sensação ou percepção do movimento. https://www.youtube.com/results?search_query=%E2%80%A2%0tesia%




      • Disartria:dificuldade na articulação de palavras devido as disfunções cerebrais.
      • Discalculia: Distúrbio neurólogico que afeta a habilidade com números. Confusão em operações e conceitos matemáticos.Pode estar associada à dislexia.

      • Disgrafia: é também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.
                                                           



      • Dislalia: A dislalia (do grego dys + lalia) é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente.https://www.youtube.com/results?search_query=%E2%80%A2%09Dislalia%3A+



      • Disortografia: é a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva. Esta dificuldade pode ocorrer associada ou não a dificuldade de leitura, isto é, a dislexia.

      • Disgnosia: Percepção incompleta; falsa interpretação de coisas ou fatos.

      • Ecolalia: É quando a criança apresenta uma maior maturação do sistema neurológico e um maior número de vivências e experiências, possibilitando uma modificação no seu discurso de natureza positiva. Deste modo, o bebé está mais apto para ouvir e reproduzir o que o cuidador diz, repetindo e imitando o que ouve. No entanto, estas repetições do discurso do adulto são desprovidas de significado, porque aparecem em contextos inadequados.
      • Enurese: é o hábito involuntário de urinar durante o sono, mais conhecido como "fazer xixi na cama". A partir de 5 anos de idade para as meninas e 6 anos para os meninos é considerado ANORMAL que ocorra enurese mais que 2 vezes por mês.
      • Esfíncter: é uma estrutura, geralmente um músculo de fibras circulares concêntricas dispostas em forma de anel, que controla o grau de amplitude de um determinado orifício.

      • Espaço-temporal: Relativo simultaneamente ao espaço e ao tempo. 
      • Etiologia: A ciência das causas. Investigação das causas de uma doença. Conjunto dos fatores que contribuem para a ocorrência de uma doença ou estado anormal.
      ·       Gagueira  ou Tartamudez: Estado ou condição de tartamudo.
      Embaraço ou dificuldade de falar; GAGUEIRA; GAGUEZ.

      • Hipercinesia: Excesso de movimentação de um órgão e/ou região específica do corpo, com maior extensão e rapidez desses movimentos, chegando ao estado patológico. 
      • Hipocinesia: é um termo médico usado para doentes que apresentam as seguintes características: movimentos diminuídos ou lentos da musculatura que podem estar associados com doenças dos gânglios da base; transtornos mentais e etc.
      • Impulsividade: Que provoca impulso; que se consegue impulsionar; que impulsiona:impulsionador.Aquele que se comporta por impulso; que age sem reflexão; irrefletido.
        Que tem facilidade para se enraivar; genioso
      • Lateralidade: é a predisposição à utilização preferencial de um dos lados do corpo, em três níveis: mão, olho e pé. Segundo Le Boulch , a preferencia pela utilização de um dos lados do corpo ocorre em razão da dominância de um dos hemisférios cerebrais.
      • Linguagem tatibitate: é um distúrbio em que se conserva voluntariamente a linguagem infantil. Geralmente tem causa emocional e pode resultar em problemas psicológicos para a criança.
      • Memória cinestésica: Memória armazenada no cerebelo, guardando as sequências musculares para a realização de movimentos complexos.
      • Mudez: Impossibilidade patológica de falar, em consequência de lesões dos centros nervosos ou dos órgãos da fonação.

      • Rinolalia: Distúrbio da fonação, devido a uma alteração da ressonância das fossas nasais.
      • Ritmo: Série de fenômenos que ocorrem com intervalos regulares; periodicidade. 
      • Percepção:  Ato, efeito ou faculdade de perceber; recepção, pelos centros nervosos, de impressões colhidas pelos sentidos. 2 Cobrança, recebimento. P. externa: faculdade de perceber pelos sentidos.
      • Atenção: é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante recebemos estímulos, provenientes das mais diversas fontes, porém só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a todos.

      • Memória: Faculdade de conservar ou readquirir ideias ou imagens. 2 Lembrança, reminiscência: Memóriado passado. 3 Celebridade, nome, reputação: Deixou boa memória. http://www.tuasaude.com/teste-de-memoria/

      • Transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade:  (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. http://www.universotdah.com.br/testes-tdha.html
                                   


       Espero que este glossário possa auxiliar vocês com as frequentes dúvidas sobre tais termos.

      Referências:https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
      http://www.dicio.com.br/





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