quarta-feira, 18 de março de 2015

As Contribuições da Psicopedagogia na ação pedagógica

  A psicopedagogia enquanto área do conhecimento e aplicação, destaca-se por sua multidisciplinaridade, pois está diretamente ligada a outras áreas como Psicologia, Pedagogia, Psicanálise, Linguística, Matemática, Fonoaudiologia, Neuropsicologia, Medicina, entre outras.
   O psicopedagogo tem suma importância não somente como mediador de possíveis dificuldades encontradas no cotidiano escolar ou institucional como um todo, mas também como aquele que assessora a equipe pedagógica e todos aqueles envolvidos no processo de readaptação: escola, família e sociedade.Para que essa intervenção ocorra é importante considerar aspectos que definem os diferentes interesses da Psicopedagogia enquanto área de estudo: aspectos orgânicos, cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos (WEISS, 1992).
   Os pais confundem muito as intervenções pedagógicas da intervenção do psicopedagogo, não duas áreas que trabalham juntas mas elas tem características própria e se completam.
  Podemos perceber um grande avanço da psicopedagogia no Brasil há algum tempo atrás nós pedagogos não sabíamos bem ao certo o que era psicopedagogia e qual a importância desse profissional trabalhando conosco.Hoje nosso conhecimento da área se abrangi muito e sabemos qual sua importância e no que ela vai nos ajudar.
  A psicopedagogia se preocupa diretamente com a aprendizagem humana e pode ser terapêutica e preventiva.
  Na escola o trabalho psicopedagógico acontece na forma terapêutica e preventiva, e o profissional que atua nesse espaço é conhecido como psicopedagogo.
  Considerando a importância do trabalho psicopedagógico junto ás dificuldades de aprendizagem, torna-se importante ressaltar sua relação com a ação e prática pedagógica, dentro ou fora dos espaços escolares.
  O psicopedagogo precisa ser aquele que media tanto o aluno que precisa do seu acompanhamento, quanto a equipe pedagógica que necessita ser preparada e capacitada para identificar possíveis problemas, não apenas diagnosticando, mas também interferindo de forma adequada e eficaz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário